Gerdau Graphene apoia comitiva brasileira de ciência e tecnologia em viagem ao Reino Unido
Pesquisadores brasileiros e membros da Gerdau Graphene participaram da Advanced Materials Show, principal feira sobre nanotecnologia e materiais avançados – tal como o grafeno
A Gerdau Graphene, empresa focada no desenvolvimento, produção e comercialização de aditivos químicos, minerais e master batches com grafeno, apoiou a participação da comitiva brasileira do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na feira Advanced Materials Show, em Birmingham, no Reino Unido. O evento, promovido nos dias 29 e 30 de junho, é uma das principais conferências internacionais sobre materiais avançados e reuniu mais de 300 expositores e 100 palestrantes dedicados à tecnologia de materiais de alto desempenho (como grafeno), materiais 2D e nanomateriais, engenharia de superfícies e revestimentos, compósitos e polímeros.
A delegação brasileira foi composta por representantes do MCTI, pesquisadores do FINEP, CDTN, Unicamp, Inmetro, UFRJ, CTI-Nano, IFRS, IFAM, UFES, USP, FURG, MPF, IPT, NanoBusiness, Senai e representante Gerdau Graphene – que apoiou oferecendo estrutura de laboratório e pesquisa em grafeno.
O diretor-executivo da Gerdau Graphene, Alexandre Corrêa, esteve presente na feira e acompanhou a comitiva. “Para nós, o suporte à visita de pesquisadores brasileiros representa um dos pilares da empresa. Temos como propósito compartilhar conhecimentos e fortalecer a ciência e tecnologia nacional por meio da construção de um ambiente de inovação aberta. Hoje, a Gerdau Graphene já divide tecnologia e know-how de grafeno entre os seus principais centros no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, em São Paulo, e no Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno – GEIC, em Manchester, no Reino Unido, e estamos formando, em solo brasileiro, pesquisadores em nanotecnologia e exportando conhecimento do Brasil para a Europa”, diz Corrêa.
Corrêa também participou do painel “Possibilitando Desenvolvimento Urbano Durável com Materiais Mais Inteligentes”, em que os palestrantes abordaram os desafios e inovações do uso de novos materiais na construção civil, como o uso do grafeno em concreto, tintas e polímeros.
Segundo o MCTI, o objetivo da visita dos pesquisadores brasileiros ao Reino Unido foi oportunidade para troca de conhecimento com os principais pesquisadores e gestores internacionais e, com isso, fomentar subsídios nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025